Concluída a 1ª etapa do Projeto Ciências 2007 com as inscrições dos Trabalhos. Foram inscritos 60 trabalhos versando sobre os mais diversos assuntos, entre eles, a questão ambiental. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos em ritmo acelerado desde o mês de agosto, com a Pesquisa documental. Não se vê outra coisa a não ser alunos no Laboratório de Informática e Biblioteca buscando fundamentação. O Projeto Ciências diferencia-se dos demais por incutir nos participantes o gosto e a necessidade de buscar informações através dos mais variados meios didáticos, chamando a atenção em especial para a Leitura. Extenso treinamento e oficinas foram realizadas com o intuito de familiarizar os alunos com o processo de criação usando o Método Científico e a própria execução do mesmo mediante um Projeto. Convidamos você a se fazer presente à Cerimônia Oficial de Abertura no dia 31 de Outubro às 19 horas na Escola Sabino Nunes da Silva. Dia 01 de Novembro teremos a apresentação pública dos trabalhos numa grande festa da Educação, em nossa escola. COMPAREÇA!
Segue o Regulamento do Projeto:
E.E.M. SABINO NUNES DA SILVA
PROJETO CIÊNCIAS 2007
TEMA CENTRAL:
MEIO AMBIENTE – PRESERVAR PARA GARANTIR A NOSSA SOBREVIVÊNCIA
REGULAMENTO
As exposições de ciências constituem uma atividade em que grupos de alunos, sob a supervisão dos professores, realizam trabalhos de investigação científica e posteriormente, fazem uma exposição dos resultados obtidos.
· DO LOCAL E DATA DA REALIZAÇÃO
* Dependências da E.E.F.M. Sabino Nunes da Silva, rua Rochael Moreira s/n, Swat, São Luis do Curu, Ceará.
* O período do Projeto inicia-se com a pesquisa documental durante os meses de setembro a novembro e culmina com a feira de Ciências;
* Feira de Ciências (culminância do projeto): dias 31 de Outubro e 1° de novembro de 2007;
* Horários das apresentações:
- Dia 31 de Outubro: 19:00 horas (solenidade de abertura);
- Dia 1º de Novembro: 13:00 às 20:00 horas (apresentação dos trabalhos).
· DA PARTICIPAÇÃO
* Alunos do Ensino Médio que estejam devidamente matriculados e freqüentando as aulas.
· DAS INSCRIÇÕES
* Cada grupo deverá preencher uma ficha de inscrição contendo no mínimo 04 (cinco) e no máximo 11 (onze) alunos por equipe;
* A ficha preenchida deverá ser entregue até o dia 30 de setembro à Coordenação do Projeto (Professores da Área de Ciências da Natureza).
· DO RELATÓRIO
* Cada equipe deverá entregar o original do relatório do trabalho até o dia 10 de outubro, ficando com uma cópia para consulta.
* O relatório deverá conter: Capa (escola, equipe, componentes, números, disciplina, professor...), Folha de rosto (título: Projeto Ciências – 2007) , Tema (assunto abordado), Introdução/Justificativa, Objetivos (02 ou 03), Material utilizado, Metodologia, Considerações finais, Referências.
* As pesquisas via Internet estarão disponíveis na escola somente a partir do dia 24 de setembro, com agendamento antecipado e para equipes com temas já definidos, obedecendo aos seguintes horários:
a) Manhã: alunos do turno da tarde.
b) Tarde: alunos do turno da manhã.
c) Noite: alunos do turno da noite.
OBS 1: os alunos deverão estar trajando roupas condizentes com o ambiente escolar. Em hipótese alguma será permitido o acesso de alunos ao Laboratório de informática com roupas inadequadas (homens: bermudas e camisetas/ mulheres: shorts curtos e blusas do tipo tomara que caia, camisetas), conforme determinação da Direção da Escola!
OBS 2: Caso a equipe não entregue o relatório até a data acima mencionada e não dê nenhuma justificativa, fica estabelecido que a mesma não participará do referido projeto, ou participará com 8,0 pontos (nota relativa ao relatório) a menos na nota final de avaliação do projeto.
· DO FUNCIONAMENTO
* Todos os alunos deverão respeitar e acatar as orientações dos professores antes e durante o evento;
* A montagem e desmontagem dos trabalhos é de inteira responsabilidade de cada equipe, e a escola fica habilitada a inutilizar qualquer material restante do projeto.
* Será formado um grupo chamado “EQUIPE DE APOIO” para dar suporte, orientações e ajuda aos participantes quando necessário, além de seguir as recomendações da Coordenação do projeto.
· DO MATERIAL
* Todo o material usado para os trabalhos, ficará por conta dos alunos, conforme instrução e orientação do professor, ficando a Escola totalmente eximida de ressarcir toda e eventual despesa adquirida com os mesmos;
* É EXPRESSAMENTE PROIBIDO DANIFICAR DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA, CARTEIRAS OU QUALQUER OUTRO BEM PATRIMONIAL;
* A ESCOLA NÃO CEDERÁ MATERIAIS DE SEUS LABORATÓRIOS (CIÊNCIAS E/OU INFORMÁTICA), NEM RECURSOS AUDIO-VISUAIS, salvo em casos de extrema necessidade e com consentimento da Coordenação.
· DA IDENTIFICAÇÃO
* Todos os alunos membros de cada equipe deverão estar devidamente uniformizados com a BLUSA característica do evento ou com a da Farda, desde que estejam todos padronizados;
* A montagem, decoração e organização do local de apresentação ficará sob a responsabilidade e critério de cada grupo;
q O uso do crachá é opcional, quem decidir pelo uso deverá construí-lo contendo: nome do aluno, nome da equipe e tema do trabalho.
q Cada equipe será identificada com um número de ordem a ser fixado no stand de apresentação em local visível ao público e à organização.
· DA AVALIAÇÃO
* Todos os trabalhos serão avaliados previamente por cada professor da disciplina, mediante o Relatório entregue (data limite para entrega: 15 de outubro de 2007);
* A nota será única para toda a área de Ciências da natureza (Química, Física, Matemática e Biologia) e relativa ao 4º bimestre;
* O valor máximo atribuído será 10,0 e terá peso de nota de Trabalho Presencial relativo ao 4º Bimestre;
* No dia da exposição dos trabalhos (1° de novembro) professores convidados e visitantes serão os avaliadores das equipes.
* Os alunos somente serão avaliados caso tenham, entregue o relatório do trabalho na data marcada.
· DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
* Relatório = 8,0 pontos
* Pesquisa = 1,0 ponto
* Organização = 2,0 ponto
* Originalidade = 2,0 pontos
* Criatividade = 1,0 ponto
* Trabalho de grupo = 2,0 pontos
* Apresentação = 2,0 pontos
Total = 10,0 pontos
· DA SELEÇÃO
* Serão escolhidos os três melhores trabalhos para efeito de premiação;
* A premiação será definida posteriormente e antes da culminância do projeto pela Comissão Organizadora;
* Todas as equipes terão nota relativa ao 4º bimestre
Obs: Os casos não previstos neste REGULAMENTO serão resolvidos pelos professores ou pela maioria absoluta de professores que integram a comissão organizadora.
A Direção e Comissão organizadora do
Projeto Ciências - 2007
terça-feira, 9 de outubro de 2007
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